Criadouro Comercial > Cateto

Voltar para Criadouros

Porque criar Catetos comercialmente?

Cateto é uma espécie de animal silvestre. Esse tipo de animal é utilizado para a subsistência de populações indígenas e rurícolas no interior do país. No entanto, a caça predatória é crime ambiental. O IBAMA é o responsável pelo controle da captura ilegal desses animais. Somente animais nascidos em criadouros comerciais licenciados pelo IBAMA podem ser abatidos para consumo.

Além disso, o mercado para a carne de caça tem crescido em todo o país, oferecendo oportunidade de negócios para muitos produtores rurais. O cateto é uma das espécies que se destacam cuja carne é deliciosa e o couro tem bom valor de mercado. São animais fáceis de criar por causa de sua rusticidade e baixa seletividade alimentar.

Cateto

Os catetos estão entre as espécies de animais silvestres mais caçadas. Sua carne, extremamente saborosa, é muito procurada, mas o que mais chama a atenção nesses tipos de animais é a pele, que tem grande procura no mercado internacional. Os principais países importadores são Itália, Alemanha, França, Estados Unidos e Japão.

A criação desses animais, em cativeiro, já é feita em algumas propriedades do Brasil e pode se tornar uma possível solução para o aproveitamento de áreas improdutivas de propriedades rurais, hoje consideradas marginais, que por questões edafológicas (pedregosidade, declividade ou baixa fertilidade) foram destinadas ao reflorestamento ou não foram desmatadas.

A carne do Cateto tem coloração mais clara que a de porco, baixo nível de colesterol, paladar levemente adocicado, é uma carne magra (com 4 a 6 % de gordura). É muito rica em proteínas, podendo ajudar na alimentação de pessoas que praticam exercícios físicos e pode ser consumida por pessoas que querem emagrecer, devido ao baixo teor de gordura.

Fazenda Trijunção - Mambaí - GO - Telefone: +55 (38) 3647-1413